A presença feminina na editoria esportiva

A presença feminina nos esportes e na editoria esportiva da imprensa brasileira não é recente, apesar de ter adquirido grande visibilidade nos últimos anos. A disputa feminina para participar de um território predominantemente masculino, se soma aos esforços de liberação que os movimentos feministas começaram a empreender desde meados do século passado.

As marcas atuais dessa luta se destacam pela assunção de modelos femininos autênticos, com signos próprios, capazes de transformar paradigmas já incorporados na cultura televisiva e no imaginário do telespectador brasileiro. O presente TCC faz uma análise dessa mudança e de que forma o uso de âncoras mulheres refletem no quadro jornalístico atualmente, tendo em vista também o ponto de vista dos telespectadores, exclusivamente no Estado do Rio de Janeiro.

O projeto científico aborda especificamente a estreia programa televisivo esportivo Rumo à Copa que entrou no ar no dia 08 de Abril de 2014 na Rede Globo de Televisão, exibido nas madrugadas de segunda para terça-feira, no qual era apresentado pelas jornalistas Fernanda Gentil e Cristiane Dias, duas dos grandes nomes do Jornalismo na emissora e sempre mostrando que o futebol não é assunto apenas para homens, mas também para mulheres.

O programa era um aquecimento para a Copa do Mundo de 2014, apresentava curiosidades e estatísticas das 32 seleções que disputaram o torneio no Brasil, além de trazer histórias da competição e convidados especiais. Estão se vendo cada vez mais as mulheres nas redações esportivas, está ficando de igual para igual. Caiu o mito de que mulher não entende de futebol.

Trabalho de Nathalia Pêra - 6º período de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário